Powered By Blogger

quarta-feira, 27 de abril de 2011

PRIMEIRA PARTE
Da proposta de programação à transmissão da Copa de 1986
 
     
                              Tudo se inicia em Brasília, no dia 19 de agosto de 1981. Nesta data, o empresário Adolpho Bloch encontrava-se na capital federal para assinar o contrato de uma rede de televisão concedida pelo Governo Federal. Basicamente composta por cinco emissoras próprias, a nova rede teria um prazo máximo de dois anos para entrar definitivamente no ar, tempo máximo estipulado pela lei da teledifusão brasileira.
                              Aos olhos do dono, o projeto de uma nova rede de televisão obedeceria rigidamente a marca que sempre foi prioridade dentro do conglomerado de comunicações das empresas Bloch: a qualidade. Esta marca registrada já era vista desde 1952, ano em que foi lançado o primeiro número da revista Manchete. Transformando-se no carrochefe de todas as revistas publicadas pela Bloch Editores, o respeitado semanário cederia o seu nome a um investimento orçado na marca dos 50 milhões de dólares. Surgia, a partir daí, a Rede Manchete de Televisão.
                             Estabelecendo as bases de geração na cidade do Rio de Janeiro, a Rede Manchete também fixaria emissoras próprias nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Fortaleza, além de diversas outras nas mais diversas localidades brasileiras, que viriam a firmar contrato com o grupo através de emissoras afiliadas e retransmissoras. Com isso, consolidaria-se uma grande rede de televisão, fruto de um fundamental processo de expansão ao longo do território nacional.
                              A expectativa para a inauguração da Rede Manchete foi muito grande e elevava-se cada vez mais nos diversos adiamentos de sua estréia. Já se sabia que a sua estrutura de programação estaria direcionada para as classes mais elevadas e que a emissora estaria equipada com os mais modernos equipamentos de última geração. A cultura nacional e a elevada tecnologia adotada se uniriam para formar um novo conceito de televisão no Brasil. O resultado de todos os investimentos realizados pelas empresas Bloch na implantação de sua rede de televisão finalmente ganhou os ares no dia 5 de junho de 1983, um domingo bastante especial para os telespectadores brasileiros. Neste dia, a Rede Manchete abria oficialmente as suas transmissões com uma contagem regressiva e futurística de 8 segundos para o discurso de seu fundador, o empresário Adolpho Bloch. Após o discurso, entrou no ar um clipe que abordava bastante a temática espacial proposta pela emissora: uma nave, representada pelo seu logotipo, sobrevoava as principais cidades brasileiras e aterrissava no alto do prédio da Rua do Russel, local onde se concentrava as instalações da emissora. O clipe chamou tanto a atenção que passou a ser adotado na abertura e encerramento diário de sua programação. 
                      Para comemorar a inauguração da Rede Manchete, programou-se um show denominado "Mundo Mágico", contando com a participação de diversos conjuntos musicais e artistas. O show foi transmitido ao vivo e rendeu a ótima colocação de audiência registrada na marca dos 33% dos aparelhos de televisão ligados no momento. Comparando-se com as demais emissoras, a Rede Manchete já nascia incomodando a audiência do "Fantástico" da Rede Globo, que naquele mesmo momento registrava 35% em colocação de audiência. Com o término das transmissões do "Mundo Mágico", a Rede Manchete colocava no ar o primeiro filme exibido em sua história: "Contatos Imediatos do Terceiro Grau", de Steven Spielberg, que colocou a emissora na liderança em audiência, alcançando 27% contra apenas 12% registrados pela Rede Globo na capital carioca. O sucesso do primeiro dia de transmissão da Rede Manchete foi tamanho que a emissora passou a adotar nas vinhetas de passagens de seus filmes o sinal sonoro bastante famoso na obra de Spielberg, onde diversos discos voadores encontram-se emparelhados, cada um emitindo uma nota musical diferente.
       
                                De acordo com o que foi analisado pelos diretores das emissoras concorrentes, a Rede Manchete incomodaria bastante aquelas que na época ocupavam a segunda e terceira colocações, no caso ocupadas respectivamente pelo SBT e a Rede Bandeirantes. Sua programação diferenciava-se bastante das demais por ter um caráter elitista e um jornalismo bastante aprofundado, levando-a a adotar o merecido slogan "Televisão de Primeira Classe". Alguns críticos chegavam a criticar rigidamente a proposta de programação da Manchete, afirmando que ela desprezaria as camadas mais baixas e estaria voltada para uma minoria de poder aquisitivo mais elevado, ou seja, a elite cultural brasileira. Dentre os programas que ganharam destaque nos primeiros meses de transmissão da Rede Manchete, cujo primeiro diretor de programação foi o experiente Rubens Furtado, destacamos o "Conexão Internacional", com Roberto D'Ávila, "Bar Academia", com Walmor Chagas, "Um Toque de Classe", com grandes nomes da música erudita nacional e o "Jornal da Manchete", um extenso telejornal exibido em horário nobre. Vale também destacar a exibição de diversos filmes e séries de elevado custo.
         
       
               
                                Mostrando o seu grande compromisso com a cultura nacional, a Rede Manchete transmitiu pela primeira vez ao vivo e para todo o Brasil os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, em plenas festividades do carnaval de 1984, ano de inauguração do sambódromo da Marquês de Sapucaí. O grande evento rendeu uma fantástica colocação em audiência em todo o Brasil, consolidando a segunda vitória da Manchete sobre a Rede Globo. Depois do grande sucesso obtido, criou-se uma verdadeira tradição da emissora na cobertura de eventos carnavalescos, destacando também a transmissão dos mais diversos bailes cariocas.
            
              O ano de 1984 marcou duas grandes sensações na emissora, vistas na criação do núcleo de seu núcleo de dramaturgia e na transmissão dos comícios das "Diretas Já". Nos seus planos originais, a Rede Manchete não tinha nenhum projeto para a produção de gêneros dramatúrgicos, mas no mês de agosto lançou "Marquesa de Santos", sua primeira minissérie. Protagonizada por Maitê Proença e Gracindo Jr., rendeu uma boa colocação de 7 pontos em audiência, embora a conquista de elevados índices não fossem prioridade da programação da emissora. Já na transmissão das "Diretas Já", a Manchete revolucionava o jornalismo da televisão brasileira, transmitindo desde o princípio e na íntegra toda a manifestação em pró da democacia em nosso país, inclusive mostrando a presença de grandes destaques em momentos históricos, como a cantora Fafá de Belém cantando o hino nacional naquele comício da Candelária.                         Em 1985, mais destaques conquistavam os telespectadores da Rede Manchete. No mês de janeiro, entrava no ar o "Clube da Criança", iniciando e revelando a trajetória da modelo e manequim Xuxa no universo infantil. No mês de julho, entrava no ar "Antônio Maria", a primeira novela produzida pela Rede Manchete e a série humorística "Tamanho Família". Ambas não conquistaram o sucesso esperado, mas foram grandes passos para a evolução do núcleo de dramaturgia da emissora. Analisando a sua estrutura de programação ainda em 1985, a Rede Manchete buscava uma maneira de se afastar um pouco do caráter elitista que marcou a sua fase inicial, aprovando alguns programas mais populares apresentados por Carlos Eduardo Dolabella, Miéle e Pepita Rodrigues. Esta decisão foi tomada pelo próprio Adolpho Bloch, que já mostrava-se preocupado com alguns pontos fracos vistos na proposta de programação da emissora.
                                  Os primeiros sinais de prejuízo emergiram em fevereiro de 1986. Neste período, a Rede Manchete acumulava um prejuízo de 80 milhões de dólares e uma dívida que encostava a marca dos 23 milhões de dólares. Apesar de já se encontrar em uma situação encarada como preocupante, a emissora lançou no mês de abril a novela "Dona Beija", um investimento total de 2 milhões de dólares que se consagrou como o primeiro grande sucesso do núcleo de dramaturgia da emissora. Protagonizada por Maitê Proença e Gracindo Jr., o mesmo casal que atuou em "Marquesa de Santos", "Dona Beija" conquistava elevados índices de audiência com a sensualidade de sua personagem-título, que por diversas vezes surgia em cenas picantes, rendendo audiências que atingiam a marca de 15 pontos e picos de 20.
                                  Ainda em 1986, a Rede Manchete colocou o seu time de comentaristas e narradores esportivos em campo para transmitir os jogos da Copa do Mundo de Futebol daquele ano. Diretamente do México, a equipe também formou mesas de debates sobre os principais lances de cada jogo. No último dia de sua "Copa Total", a Manchete fazia uma viagem aérea ao som do bolero de Ravel sobre a Cidade do México, cidade sede da última partida do mundial, disputada entre a Argentina e a Alemanha. Nela, a seleção argentina conquistou a taça. Como a transmissão da Rede Globo em eventos esportivos é imbatível, a Rede Manchete não obteve elevados índices de audiência, mas sua cobertura atendia a todas as expectativas dos poucos telespectadores que a sintonizava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário