Powered By Blogger

terça-feira, 26 de abril de 2011

história pepsi

A Guerra da propaganda
No ano de 1985, somente a Pepsi lançou na televisão 58 filmes comerciais.
Muitos foram os comerciais lançados entre as duas companhias num intuito de comparação e glorificação das marcas. A Pepsi, nesta guerra lançou, além das propagandas do final da década de 1970 e das que foram apresentadas pelo ator Gabe Kaplan de 1980 a 1983, os seguintes comerciais de com o enredo principal “Pepsi vs Coca-Cola:
  • 1985 ─ “Archaeology” ─ Sinopse: Num futuro distante, o professor e seus alunos estudam as ruínas da nossa civilização.
  • 1985 ─ “Back in Time”. ─ Sinopse: Três cientistas realizam a viagem no tempo, só que por descuido um deles é enviado no ano em que a Coca-Cola foi lançada.
  • 1985 ─ “They changed my Coke” ─ Três idosos comentam que as coisas não são mais como eram.
  • 199? ─ “Test Evolution With Chimps” ─ Sinopse: Acontece um teste envolvendo dois macacos, cada um tomando uma das marcas.
  • 199? ─ “Test in Natural Habitat” ─ Sinopse: Seqüência do comercial “Test Evolution With Chimps”, novamente abordando experimento com macacos.
  • 199? ─ “Truck” ─ Sinopse: Dois motoristas de caminhão, um de cada empresa, se encontram no trânsito.
  • 1995 ─ “Sucked In” ─ Sinopse: Para conseguir apertar o botão da máquina e pegar uma Pepsi, menino sobe em duas latas de Coca-Cola.
  • 1995 ─ “Diner” ─ Sinopse: Funcionários das duas empresas se encontram em uma lanchonete após o trabalho. Trilha Sonora da banda "The Youngbloods" com a música "Get Together".
  • 1996 ─ “Security Camera” ─ Sinopse: Funcionário deixa cair latas de Pepsi.
  • 1997 ─ “Dancing Bears” ─ Sinopse: Ursos pardos dançando a música Y.M.C.A. de Village People (referência ao urso branco da concorrente).
  • 1999 ─ “Godfather” ─ Sinopse: Com Hallie Kate Eisenberg. Menina encarna personagem do filme “O Poderoso Chefão”, quando lhe é oferecida outra bebida.
  • 2000 ─ “Einstein's choice” ─ Sinopse: Albert Einstein faz um questionamento para saber qual o melhor refrigerante.
  • 200? ─ “Jimi Hendrix” ─ Sinopse: As escolhas influenciam no futuro.
  • 2006 ─ “Kung-Fu Can” ─ Sinopse: Com Jackie Chan. Sinopse: A lata de Diet Pepsi é a estrela do filme e parceira de Jackie Chan e a lata de Coca-Cola é a duble, que está nas piores cenas.
  • 2006 ─ “Comprovado pelo macaco” ─ Sinopse: Comercial da Pepsi Twist. Um macaco decide se prefere um cacho de banana vazio ou com três bananas, o macaco acaba escolhendo o cacho com 3 bananas, e o locutor fala: -“comprovado pelo macaco: três é melhor que zero”.
No trato da resposta, a Coca-Cola, nos últimos anos vem trabalhando com sutilezas, abordando temas de “viva a igualdade” como no comercial “Polar Bear and Penguins”, de “união” como no comercial “Republican and Democrat” e, de que “a realidade é diferente”, como no enredo do comercial “The Real Monkey”, em que mostra os tão discutidos macacos na vida real, e não em um laboratório.[27][35][36][37][38]
Parque Farroupilha foi um dos locais em Porto Alegre assistidos pelo projeto “Eu Amo Porto” realizado pela Pepsi.

[editar] Projetos sociais

Em 2009, a Pepsi lançou na cidade de Porto Alegre o projeto “Eu Amo Porto”, adotando a orla do Rio Guaíba e o Parque Farroupilha (Parque da Redenção), em um Projeto inédito de revitalização urbana que está alinhado com sua filosofia mundial de crescimento sustentável. Desde o início do projeto a empresa vem aumentando suas vendas segundo os últimos relatórios da Nilsen na Região Sul e a aceitação da população ao projeto, o transformou em um dos maiores cases de marketing da Companhia em 2009.
Em fevereiro de 2010, a Pepsi mundial lançou o “Pepsi Refresh Project”, que consistia na doação de 1 milhão de dólares para a implantação de projetos filantrópicos. Para tanto, qualquer pessoa poderia participar, bastando enviar idéias para melhoria do mundo. A decisão era por votação realizada no próprio site da empresa, sendo os ganhadores os projetos com maior quantidade de votos.[39][40]
Pepsi on Stage em Porto Alegre.

[editar] Casas de shows

O refrigerante Pepsi possui também, duas casas de shows que levam o nome da marca e, são destinadas a diversificação da cultura.
Chamada de Pepsi on Stage, esta primeira foi inaugurada no dia 9 de maio de 2006, com os mesmos moldes de casas de espetáculos empregados no exterior como no Pepsi Stage em Amsterdam, na Holanda, Pepsi Arena em Albany e Pepsi Coliseum em Indianapolis, nos EUA.
Também no Rio Grande do Sul, estado de maior participação em número de vendas da Pepsi no Brasil, o Pepsi Club, outra casa de shows na cidade de Caxias do Sul, inaugurada no dia 10 de dezembro de

Nenhum comentário:

Postar um comentário