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terça-feira, 26 de abril de 2011

Pepsi-Cola | História da Marca

Uma rival forte e agressiva para a Coca-Cola, que busca na nova geração sua gama de consumidores, utilizando astros da música e do futebol em comerciais cinematográficos. A Pepsi-Cola é assim. E incomoda muito a rival avermelhada.
História
Em 1893, Caleb Bradham, um farmacêutico da Carolina do Norte, inventou uma bebida chamada “Brad´s Drink”. Essa bebida tinha o intuito de suavizar o mal-estar causado pelo desequilíbrio do ácido péptico no estômago. Este alívio se obtinha em conseqüência do extrato de noz de cola e da carbonatação presente no produto. A bebida foi bem aceita pelos consumidores, que passaram a consumi-la mesmo quando não estavam com o mal estar péptico. Em 1898, essa bebida ficou oficialmente conhecida por PEPSI-COLA palavra oriunda de seus principais ingredientes (pepsina e nozes de cola), ganhando seu primeiro logotipo.
Em 1902, com o enorme sucesso do produto, Bradham resolveu dedicar-se a expansão e desenvolvimento do refrigerante, registrando patente e fundando a Pepsi-Cola Company. O primeiro anúncio em jornal do produto foi veiculado nesse mesmo ano no New Bern Weekly Journal. Em 1904 a empresa mudou-se para uma fábrica maior em conseqüência da alta demanda. Nesse ano foram vendidos 19.848 galões do produto. No ano seguinte a empresa concebeu o primeiro franchise de engarrafamento e mudou seu logo pela primeira vez desde 1898. Em 1906 ocorreu uma nova mudança em seu logo, com o lançamento do slogan “The Original Pure Food Drink”. A marca é registrada no Canadá. Em 1908, tornou-se uma das primeiras empresas a substituir os veículos de entrega, carroças puxadas a cavalos, por veículos motorizados. No ano de 1920 é lançado o slogan “Drink Pepsi-Cola, it will satisfy you”. Em 1923, a empresa passava por situação financeira delicada, estando à beira da falência, quando um investidor da bolsa de nome Roy C. Megargel comprou a empresa e formou a Pepsi-Cola Corporation. Porém, a troca de comando não adiantou para evitar uma nova crise financeira em 1931, quando a empresa foi novamente vendida. A PEPSI começou a vender seus produtos internacionalmente em 1934 com o começo de suas operações no Canadá, tendo início uma grande explosão em suas vendas dentro dos Estados Unidos. Nesse mesmo ano morreu, Caleb Bradham, inventor da bebida, aos 66 anos. No ano de 1938, Walter S. Mack assumiu o comando da companhia e a PEPSI entrou de vez na era do marketing. Em 1940, o jingle “Nickel, Nickel” se tornou o primeiro a ser ouvido em rede nacional, transformando-se em um enorme sucesso. Em 1943 o slagan “Bigger Drink, Better Taste” é lançado. Em 1950 o produto ganhou um novo logotipo chamado “Bottle Cap”, que nada mais era que uma tampa de refrigerante com o nome do produto nas cores azul, vermelha e branca. As operações cresceram rapidamente no início dos anos 50 e a empresa lançou novidades como a introdução das garrafas PET (tamanho família) e investiu maciçamente em publicidade, para acabar com a imagem de “cola de cozinha” e o estigma de refrigerante barato visto pelos consumidores. No ano de 1953, a campanha “The Light Refreshment” iniciou a mudança da fórmula para reduzir calorias. Em 1960, a campanha “Now it’s Pepsi, for those who thing young” tinha como foco principal o público adulto. No ano de 1962, o produto ganhou um novo logotipo, denominado “Pepsi Generation”. Em 1964 a empresa lançou no mercado a DIET PEPSI, primeiro refrigerante dietético americano – uma nova bebida feita a partir da fórmula original, com baixas calorias, mas de sabor idêntico – além de comprar a marca de refrigerante Mountain Dew. Em 1965 foi fundada a Pepsico Inc. Resultado da fusão da Pepsi-Cola e da Fritolay, uma das maiores empresas de snacks do mundo. Em 1967 a campanha publicitária Pepsi Generation é lançada com o slogan “Come Alive! You’re in the Pepsi Generation”.
Em 1969 é introduzida a embalagem nas cores vermelha, branca e azul com o slogan “You’ve got a lot of live, Pepsi’s got a lot to give”. Em 1970 a empresa inovou mais uma vez ao lançar a embalagem de 2 litros. Em meados dessa década, o Pepsi-Challenge marcou a história da estratégia de marketing da empresa: a promoção de testes de sabor junto aos consumidores confirmaram que estes preferiam a PEPSI à líder Coca-Cola. Era a confirmação do sucesso. No ano de 1975 a empresa introduziu no mercado a PEPSI Light, um refrigerante com pequeno sabor de limão, visando o mercado que queria mais opção Diet do que somente a DIET PEPSI. No ano seguinte foi lançada a campanha “Have a Pepsi Day” e o clássico comercial “Puppies” um das campanhas mais adoradas de todos os tempos nos Estados Unidos. Em 1977 a marca colocou no ar a campanha publicitária mais esperada da época – “Pepsi, a escolha de uma nova geração” – protagonizada por Michael Jackson, que, na época, era o nome mais sonante no mundo do espetáculo. Depois se seguiram figuras como Ray Charles, Cindy Crawford e, mais recentemente, a banda Spice Girls. Em 1978 as embalagens com 12 latas (12 Pack Cans) são introduzidas no mercado. Em 1982 a PEPSI começou a ser produzida na China, além de lançar no mercado americano a PEPSI Free, um refrigerante sem adição de cafeína. No ano de 1984, a DIET PEPSI é totalmente reformulada com o uso de Nutrasweet (aspartame). No ano seguinte a chamada “Cola War”, guerra aberta contra a Coca-Cola, fica ainda mais declarada quando a PEPSI é escolhida como refrigerante em lata nos vôos espaciais americanos. Em 1987, depois de 27 anos de ausência, a empresa retorna a Time Square com um painel de neon espetacular. Um novo sabor é lançado em 1989, a Wild Cherry PEPSI. Em 1990, Ray Charles, endossa o novo slogan da DIET PEPSI “You gotta the right one baby”. Em 1992 é lançada a Crystal PEPSI, uma soda sem cafeína. No ano seguinte é introduzido o slogan “Be Young. Have Fun. Drink Pepsi.” Em 1995 a campanha “Nothing Else is a Pepsi”, ganha muitos prêmios nacionais, com alto nível de reconhecimento. Em 1998 foi introduzida a PEPSI ONE, primeiro refrigerante do mercado com apenas 1 caloria. Em 2002 é lançado um novo produto, PEPSI Twist, uma cola com adição de limão.
Grandes Slogans
1928: “Pepsi You Up”.
1932: “Sparkling Delicious”.
1940: “Pepsi hits the spot”.
1943: “Bigger Drink, Better Taste”.
1976: “Have a Pepsi Day”.
1995: “Nothing else is a Pepsi”.
1984: “The choice of a New Generation”.
Evolução Logotipo
Um Jingle de Sucesso
Pepsi-Cola hits the spot,
12 full ounces, that’s ALOT,
Twice as much for a nickel too
Pepsi-Cola is the Drink for You!
Nickel, Nickel, Nickel, Nickel
Trickle, Trickle, Trickle, Trickle…
A Nova GeraçãoO fenômeno demográfico Baby Boom, originou uma nova geração indiferente aos valores do passado, como resultado da alteração na forma de pensar, agir e viver dos americanos. A PEPSI-COLA sentiu essa mudança, captou essa nova geração e chamou-a de “Geração Pepsi”. Foi a campanha publicitária mais conhecida nos Estados Unidos. Durante a década de 60, os mais novos tornam-se o alvo prioritário da marca que passou a utilizar o slogan “Now it’s Pepsi for those who think young”.
Curiosidades
• Segunda maior e mais reconhecida marca de refrigerante do planeta, está presente em 160 países, com 95 fábricas e engarrafadoras localizadas nos Estados Unidos, Canadá, Espanha, Grécia, Rússia e Turquia, contando com 65 mil funcionários.
• A marca fatura US$ 33 bilhões em vendas, além de ser o vigésimo maior anunciante do mundo.

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