[editar] A criação
A história da Coca-Cola inicia com a chegada do farmacêutico John Pemberton na cidade de Atlanta nos Estados Unidos, logo após a Guerra Civil americana. Ele havia acabado de participar da guerra e estava disposto a mudar de vida, em busca de uma nova clientela que comprasse suas ideias e medicamentos. Por não ter nenhuma habilidade em vendas, sempre fracassou em suas criações, até conhecer o contador Frank Robinson, que acaba tornando-se sócio.- 1884 – Foi lançada a bebida alcoólica chamada “Pemberton's French Wine Coca”, anunciada como uma bebida intelectual, vigorante do cérebro e tônica para os nervos,[1] sendo, inicialmente uma mistura de folhas de coca, grãos de nós de cola e álcool.[2]
- 1886 – O puritanismo religioso estava em alta e havia todo um movimento antiálcool. Nenhuma mulher ou homem decente poderia ser visto em lugares que fornecessem esse tipo de bebida. Neste mesmo ano, todos os estabelecimentos que vendiam álcool foram fechados e Pemberton e Robinson se viram na procura por outro produto que lhes rendessem dinheiro.[1]
Tentando se encaixar neste novo padrão, Pemberton passou meses no porão de sua casa em Atlanta, adicionando ingredientes à água carbonada para fazer um xarope e, mandando amostras para a “Jacob’s Pharmacy”, para testar a opinião dos clientes.[3]
No dia 8 de maio era vendida a primeira bebida conhecida atualmente como Coca-Cola, nome posteriormente dado por Frank Robinson, que utilizou a sua própria caligrafia para fazer o logotipo.[4][5][6][7] O produto era um xarope com água carbonada, servidos em copos de vidro e misturados na hora de servir.[8]
No dia 29 de maio, Pemberton anuncia a bebida pela primeira vez no “Atlanta Journal”.[9]
- 1887 – Em seu primeiro ano de operação foram vendidos somente 25 galões de Coca-Cola, o que correspondia a 9 copos por dia, o que rendeu 50 dólares, tornando-se um prejuízo.[10]
- 1888 – Devido a problemas de saúde e financeiros, Pemberton foi obrigado a vender a fórmula, pelo total de 1.750 dólares e, acabou falecendo, no dia 16 de agosto, dois anos após ter inventado a bebida que acabaria por se tornar um dos maiores símbolos americano. No mesmo ano, Frank Robinson procura pelo empresário e farmacêutico Asa Griggs Candler que acaba comprando a fórmula por 2.300 dólares.[6][9]
[editar] De 1891 a 1920
O empresário Asa Griggs Candler acreditava no produto e queria que a Coca-Cola fosse conhecida. Naquela época, não existiam meios de comunicação nacionais e, a grande maioria dos consumidores encontrava-se isolados nas pequenas cidades do interior que visitavam as grandes cidades. Uma das formas encontradas foi o contratar pessoas para distribuir cupons que davam o endereço e um brinde, experimentar de graça a Coca-Cola, fazendo com que os estabelecimentos fossem procurados.[4]Candler também acaba disponibilizando outros brindes nos estabelecimentos, como calendários e posters que serviam como uma forma dos consumidores olharem para o nome da Coca-Cola e lembrar onde compraram.[4]
- 1893 – No dia 31 de janeiro a marca Coca-Cola foi registrada.[11]
- 1894 – No dia 12 de março Coca-Cola foi vendida pela primeira vez em garrafas de vidro em uma loja de doces em Vicksburg, Mississippi, usando garrafas de vidro que vinham com a marca da companhia de engarrafamento em auto-relevo, a “Biedenharn Candy Company”. O dono da engarrafadora, Joseph A. Biedenharn ficou impressionado com as vendas e relatou o caso para Asa Griggs Candler, que não teve nenhum interesse em comercializar a Coca-Cola em garrafas.[7][11][12]
- 1895 – A forma de promoção agressiva adotada por Candler acabou funcionando, a marca Coca-Cola já contava com três fábricas que engarrafavam o produto nas cidades de Chicago, Dallas e Los Angeles.[4]
- 1897 – Começa a internacionalização da Coca-Cola, chegando no Canadá, e no México.[9]
- 1899 – Dois advogados de Chattanooga, Tennessee Benjamim Franklin Thomas e Joseph Whitehead propõem á Candler que fizessem o engarrafamento em larga escala. No início Candler questionou a estava em dúvidas quanto ao engarrafamento da bebida, mas os dois negociantes que propuseram a idéia foram tão persuasivos dizendo que as pessoas poderiam levar para casa. Um contrato foi firmado dando controle total do procedimento à Thomas e Whitehead para engarrafarem a Coca-Cola, e que excluía Joseph A. Biedenharn deste processo.[7]
- 1902 – Coca-Cola passa a ser vendida em garrafas com “tampa coroa”, até então, era comercializada em garrafas com tampa de rolha.[13]
- 1909 – Nos Estados Unidos, cerca de 400 fábricas já engarrafavam a Coca-Cola, sendo, a maioria delas era de propriedades de empresas familiares. Algumas foram abertas somente nos meses de clima quente, quando havia maior demanda do produto.[7]
- 1915 – Com tantas cidades engarrafando e distribuindo o produto, começaram a surgir as primeiras falsificações. Comerciantes começaram a engarrafar outros produtos com o rótulo parecido com o da Coca-Cola, naquela época, não existia diferenciação dos produtos, somente o rótulo, que era facilmente removível.[4]
- 1916 – É realizado um concurso para escolher um novo design para a garrafa da Coca-Cola. O projeto vencedor foi do projetista Raymond Louise da cidade de Terre Haute, estado de Indiana. Sua inspiração foi no formato da fruta do Cacau. A garrafa foi patenteada no estatuto de marcas dos Estados Unidos.[7]
- 1918 – No final do ano, Candler vende a empresa por 25 milhões de dólares para um grupo de investidores liderados por Ernest Woodruff e WC Bradley.[4][14]
- 1919 – O design de garrafa escolhido em 1916 já estava em todas as fábricas, dando originalidade ao produto e evitando a pirataria. Neste mesmo ano foram abertos fábricas na Espanha, na Bélgica, na França, na Itália, na Guatemala, em Honduras, no Peru, na Austrália e na África do Sul.[15]
- 1920 – Mais de 1000 empresas engarrafadoras realizam a produção e distribuição da Coca-Cola nos Estados Unidos.[7]
[editar] De 1921 a 1940
Quando os Estados Unidos entraram na Primeira Guerra Mundial, a Coca-Cola já tinha se tornado a maior consumidora de açúcar do mundo para a fabricação de seus produtos. Com a guerra, começou a ter racionamento, colocando em perigo os negócios.- 1923 – Com o final da Primeira Guerra Mundial, houve a recessão que quase faliu com a companhia [nota 1], este fato fez o conselho que comandava a The Coca-Cola Company escolhesse um novo presidente, sendo eleito Robert Woodruff [nota 2], o mesmo dirigiria a companhia pelos próximos 60 anos.[14]
- 1929 – A Coca-Cola lança uma caixa de metal, que a conservava gelada nos postos de vendas, chamado de “open-top cooler”.[14]
- 1931 – A Coca-Cola encomenda uma série de quadros a Haddom Sundblom, representando a imagem do Papai Noel, para uso em publicidade.[17] A figura acaba tornando-se a identidade do Papai Noel. Mas, em 1927 os mesmos traços já haviam sido utilizados no jornal New York Time.
[editar] A história da Coca-Cola no Brasil
No final da década de 1930, a Coca-Cola já era bem conhecida nos Estados Unidos, mas foi somente com a Segunda Guerra Mundial que passou realmente a explorar outros mercados.[4][editar] Os primeiros anos no Brasil
No início da década de 1940, o Brasil entrou no cenário da Segunda Guerra Mundial.- 1941 – O governo brasileiro autorizou secretamente os norte-americanos a utilizarem bases aéreas e navais situadas no país, para garantir a defesa do continente americano. No dia 26 de julho foi publicado no Diário Oficial da União o Decreto-Lei número 3.462, de 25 de julho de 1941, uma das primeiras medidas que autorizava a empresa “Panair do Brasil”, a construir, melhorar e aparelhar os aeroportos do nordeste brasileiro. Desta forma, aviões militares americanos passaram a chegar ao Brasil com maior freqüência, reforçando as bases estratégicas estabelecidas no país.[18]
- 1942 – No dia 18 de abril foi inaugurada a primeira fábrica da Coca-Cola no Brasil, localizada no bairro de São Cristovão, no estado do Rio de Janeiro. Também, no mesmo ano começou a produção de embalagens de vidro com 185 ml. Até então, a comercialização da Coca-Cola no país, era exclusiva aos soldados americanos. A partir desta data, começa a comercialização para o mercado brasileiro, propriamente dito.[20]
- 1943 – No dia 6 de Janeiro estreou o programa “Um Milhão de Melodias”, na Rádio Nacional, que era transmitido às quintas-feiras em horário nobre. O programa foi o primeiro a ser patrocinado pela Coca-Cola no Brasil.[21][22]
- 1944 – No dia 1 de setembro, aconteceu a publicação no “Diário Oficial da União”, dando autorização para a “The Coca-Cola Export Sales Company” inciar as atividades no Brasil.[24]
- 1945 – Na cidade de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, a Coca-Cola firma contrato com a então “Industrial de Refrescos”, passando esta a ser a primeira empresa franqueada da marca no Brasil. Pelo contrato, a Industrial de Refrescos passava a ter exclusividade para a comercialização e produção dos produtos da marca Coca-Cola na região sul.[10] No mesmo ano, foi inaugurada a segunda fábrica carioca da Coca-Cola, com modernos equipamentos, para a época, que eram capazes de produzir até 150 garrafas por minuto.
- 1946 – Neste ano, é lançado no Brasil o primeiro slogan feito exclusivamente para o mercado brasileiro, “Isto sim é da pontinha!” [nota 3]. Anteriormente, os slogans eram traduções de campanhas americanas do produto.
- 1948 – Durante o ano, foram estabelecidas mais quatro franquias que passaram a produzir a Coca-Cola.[5]
[editar] Década de 50 e 60
A Década de 50 inicia com a Copa Mundial de Futebol sendo realizado no Brasil, com placas publicitárias ilustradas espalhadas pelo estádio do Maracanã, sendo até mesmo, recomendada pelos médicos para que fosse bebida pelos jogadores.[25][26][27]- 1952 – Acontece o lançamento do slogan “isso faz um bem”, até então a empresa vinha amargando problemas com o mercado brasileiro, pois o refrigerante não era bem visto pelo público. Popularmente, a visão era um líquido estrangeiro e diversos boatos sobre a procedência e malefícios á saúde faziam parte das rodas de conversas. De fato, o Guaraná Champagne Antarctica era o refrigerante de maior aceitação entre os brasileiros naquela época, dados de 1954 mostrava que o refrigerante tinha 46% de preferência do público.[28]
- 1953 – A empresa novamente empenha-se em desmistificar a imagem do refrigerante, mostrando a qualidade do produto. A empresa lança cartazes que comparavam a água utilizada na fabricação da Coca-Cola aos dos límpidos e cristalinos rios da Amazônia brasileira.
- 1954 – Foi lançado o primeiro cartaz de Natal da Coca-Cola no Brasil, trazendo o Papai Noel com o slogan “isso faz um bem”.
- 1955 – A Coca-Cola lançou o primeiro comercial da marca apresentado na televisão brasileira, intitulado “Coca-Cola faz um bem”. O comercial tinha como tema o samba e Carmem Miranda. O locutor Carlos Henrique anuncia o comercial que é protagonizado pela cantora e atriz Dóris Monteiro.[28] [nota 4].
- 1957 – A Coca-Cola em parceria com o jornal “Última Hora”, o concurso “Tamborim de Ouro” com um desfile extra de carnaval, evento realizado antes do carnaval. A iniciativa acontecia na Praça XVII e no Campo do Fluminense no Rio de Janeiro. No evento, escolas realizavam desfiles com o tema Coca-Cola.[30] A partir deste ano, os concentrados que, até então eram importados dos Estados Unidos para a fabricação do xarope, passam a ser fabricados na matriz do Rio de Janeiro.
- 1959 – A empresa promove a venda á domicílio em São Paulo, implantando assim, o conceito de vasilhame retornável em embalagem de vidro de 760 ml, também conhecida como tamanho família.[31] Até então, maior freguesia da Coca-Cola estava em bares, sorveterias, casas de doces e restaurantes. No final deste mesmo ano, a Coca-Cola também lançou garrafas de 290 ml.
- 1962 – O concentrado da Coca-Cola, até então importado, passou a ser produzido na fábrica do Rio de Janeiro.
- 1967 – Caetano Veloso lança a canção “Alegria, Alegria”, que tem como refrão a Coca-Cola no verso "Eu tomo uma Coca-Cola, Ela pensa em casamento".[32] [nota 5]
[editar] Década de 70 e 80
Na década de 1970 a Coca-Cola começa a fazer sucesso. Durante este período foram lançadas mais 15 fábricas no Brasil. Começam a ser distribuídas as Post-Mix, que possibilitam uma ampliação da rede de fornecedores devido à economia de espaço, atingindo lanchonetes, cinemas, clubes e diversos pontos de venda.[33] O slogan da época, “Isso é que é”, exaltava a natureza e a paz.- 1979 – Surgem os slogans “Dá mais vida” e “Abra um sorriso”, associando a marca à felicidade e bons momentos.
- 1981 – A Coca-Cola é lançada em embalagem de lata.[34]
- 1982 – Chega ao mercado brasileiro a Diet Coke.[35]
- 1985 – O refrigerante Coca-Cola é tirado do mercado e surge a New Coke. O fato foi também desaprovado pelos consumidores brasileiros.[5]
- 1986 – Aconteceu a comemoração de 100 anos da Coca-Cola, são comemorados no Brasil e em todo o mundo.[5]
- 1987 – Coca-Cola patrocinou a Copa União, o maior contrato esportivo feito por uma empresa privada no país até então. Mais quatro novas fábricas entraram em operação neste ano. Uma nova campanha mundial é lançada, com a canção Águas de Março de Tom Jobim.[5]
- 1988 – Foi lançada a Coca-Cola em embalagem do tipo “One Way” e a tampa com rosca em metal. Também, aconteceu o relançamento das garrafas colecionáveis em miniaturas.[5]
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