[editar] Controvérsia sobre acidez
A Coca-Cola tem vindo a ser alvo de acusações, principalmente pelo seu suposto grande nível de ácido (seu valor pH é 2.5, entre vinagre e suco gástrico, resultando em que, devido a essa grande acidez, não seria recomendável ingerir o refrigerante durante as refeições). Alguns factos pitorescos e não-comprovados são alegados para ilustrar a acusação, como por exemplo, o de que a Coca-Cola poderia dissolver um dente de 24 a 48 horas ou desentupir um ralo.A empresa defende-se afirmando que seu produto não é mais perigoso que outros refrigerantes, e que ele contém menos ácido cítrico do que uma laranja havendo também evidências nesse sentido, apresentadas em inúmeros casos judiciais contra a Coca-Cola Company desde os anos 1920 .[carece de fontes]
[editar] Controvérsia sobre danos à saúde
Muitos nutricionistas afirmam que "refrigerantes, comidas ricas em calorias e pobres em nutrientes não fazem parte de uma boa dieta". O consumo de qualquer substância em excesso pode comprometer a saúde, particularmente em crianças jovens, cujo consumo de refrigerante compromete, ao invés de complementar, uma dieta balanceada. Estudos demonstram que aqueles que bebem refrigerantes regularmente têm menos quantidade de cálcio (o que pode contribuir para a osteoporose), magnésio, ácido ascórbico, vitamina B2 e vitamina A[69].[carece de fontes][editar] Lendas urbanas
Atualmente, as lendas urbanas estão sendo difundidas por e-mails em formato de spam, que contam histórias que acabam ganhando até as páginas dos grandes jornais.Uma lenda urbana diz que apenas dois executivos têm acesso à fórmula, com cada um deles tendo acesso a apenas metade da fórmula.[70]
Há diversas outras curiosidades folclóricas sobre a bebida, obviamente falsas ou sem comprovações e que acabam virando lendas:
- Coca-Cola é ótima para limpar banheiros e vasos sanitários.[71]
- Prego imerso em Coca-Cola se dissolve com o tempo.[70]
- A primeira Coca-Cola tinha cor verde.[70]
- Coca-Cola como pesticida.[72]
- O refrigerante ainda contém extrato da folha da coca nos ingredientes do xarope, o que poderia causar dependência no consumo frequente e o principal motivo do segredo do fabricante.[70]
[editar] Uso de crianças em propagandas
A Coca-Cola passou a ter uma política de não utilizar crianças menores de 12 anos de idade em suas propagandas.[73]No dia 25 de agosto de 2008 a Coca-Cola Brasil e mais 21 empresas líderes do setor de alimentos e bebidas incluindo a PepsiCo do Brasil, assinaram um compromisso público e, ao mesmo tempo voluntário de não produzir publicidade dirigida a crianças menores de 12 anos.[74][73]
[editar] Guerra das colas
Em 1975, a Pepsi começou a divulgar comerciais de televisão em que realizava testes cegos de preferência com pessoas, chamando de “Pepsi Challenge” ou o Desafio Pepsi. Os comerciais de 30 segundos mostravam as mais diferentes classes sociais americanas, com testes sendo realizados em shopping centers, escolas, corpo de bombeiros, centros e em diversos locais públicos, no início da década de 80, os comerciais passaram a ser apresentados pelo ator Gabe Kaplan.A Coca-Cola também exibiu anúncios para combater os da Pepsi, num incidente às vezes chamado, no meio publicitário, de "a guerra das colas". Um dos anúncios da Coca comparou o então chamado "desafio Pepsi" a dois chimpanzés decidindo que bola de tênis tinha mais tecido. Após isso, a Coca-Cola manteve sua liderança no mercado global de refrigerantes, embora a Pepsi tenha conseguido conquistar brevemente alguns mercados regionais.[75]
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