1930: Nasce os desenhos da Warner
A unidade de desenhos animados da Warner teve sua origem nos estúdios independentes de Harman e Ising. Entre 1930 e 1933, os alunos da The Walt Disney Company, Hugh Harman e Rudolf Ising, produziram uma série de cartoons musicais para Leon Schlesinger, que vendia os curtas para a Warner. Harman e Ising introduziram se personagem Bosko no primeiro cartoon da Looney Tunes, Sinkin' in the Bathtub, e criaram mais seis séries irmãs, Merrie Melodies, em 1931.[96]Harman e Ising broke remperam com Schlesinger em 1933 devido a uma disputa contratual, levando Bosko com eles para a MGM. Como resultado, Schlesinger abriu seu próprio estúdio, Warner Bros. Cartoons, que continuou com Merrie Melodies ao começar a produção de Looney Tunes estrelando Buddy, um clone de Bosko. Já pelo final da década, uma nova equipe de Schlesinger, que incluía os diretores Friz Freleng, Tex Avery, Bob Clampett, e Chuck Jones foi formada. O time de Schlesinger desenvolveu seus trabalhos em um estilo irreverente e criativo, o que levou seus desenhos se tornarem populares no mundo todo.
Em 1936, Avery dirigiu uma série de desenhos, estrelando Porky Pig, se tornando a primeira estrela bona fide do estúdio.[97] Alem de Porky Pig, os personagens da Warner Bros. , Daffy Duck (que apareceu pela primeira vez no curta de 1937 Porky's Duck Hunt) e Bugs Bunny (que apareceu em 1940 no curta A Wild Hare) também se tornaram muito populares.[98] Por volta de 1942, o estúdio de Schlesinger tinha ultrapassado a Walt Disney Studios como a bem mais sucedida empresa de curtas animados dos EUA.[99]
A Warner Bros acabou por comprar o estúdio de Schlesinger em 1944, e por décadas personagens como Bugs Bunny, Daffy Duck, Tweety, Sylvester, e Porky Pig se tornaram símbolos da empresa. Bugs em particular se manteve como mascote da Warner Bros. em diversas divisões da empresa. O cartoon de 1947 Tweetie Pie, o primeiro que juntava Sylvester e Tweety, foi um enorme sucesso, e Tweety sempre apareceu junto de Sylvester a partir daí.[100]
[editar] Segunda Guerra mundial
De acordo com Jack Warner em sua autobiografia, antes dos EUA entrarem na segunda guerra mundial, o presidente de vendas da Warner Bros. na Alemanha, Joe Kauffman, foi supostamente assassinado por nazistas de Berlim em 1936[101] embora haja fortes duvidas se esse evento realmente aconteceu.[102][103]Harry Warner produziu o bem sucedido filme anti Germânico The Life of Emile Zola (1937).[104] e depois disso, acabou por supervisionar vários filmes de mesmo gênero, incluindo Confessions of a Nazi Spy (1939),[105] The Sea Hawk (1940), que fez o rei Felipe II da Espanha um equivalente de Adolf Hitler,[106] Sergeant York,[106] e You're In The Army Now (1941).[106] Apos os Eua oficialmente entrarem em na segunda guerra, Harry Warner decidiu focar em filmes sobre guerra.[107] Alem disso, um quarto dos empregados do estúdio foram alistados ou convocados, incluindo Jack Warner e seu filho Jack Jr.[107]Entre os filmes feitos pelo estúdio no período de guerra estavam Casablanca, Now, Voyager, Yankee Doodle Dandy (todos em 1942), This Is the Army, e Mission to Moscow (ambos em 1943),[108] sendo que último foi alvo de controvérsias alguns anos depois. Nas premieres de Yankee Doodle Dandy (em Los Angeles, Nova Iorque, e Londres), as audiências arrecadaram cerca de $15.6 milhões em war bond para os governos da Inglaterra e dos EUA.[108]
Já pelos idos de 1943, entrementes, ficou claro que as pessoas estavam cansadas de filmes de guerra.[108] Apesar da crescente pressão para abandonar esse tipo de filme, a Warner continuou produzindo os longas de guerra, perdendo dinheiro nessa época.[108] Já no final da guerra, $20 milhões de war bonds foram comprados pelo estúdio,[108] a cruz vermelha americana coletou cerca de 5,200 litros de sangue dos empregados da empresa [108] e 763 dos empregados do estúdio serviram nas forças armadas, incluindo o genro de Harry, Milton Sperling e o filho de Jack, Jack Warner Jr.[108]
Apos ganhar a disputa de Oscar para o filme Casablanca de melhor produção, o produtor Hal B. Wallis rompeu com a Warner e se demitiu.[109] Apos Casablanca fazer de Bogart uma das maiores estrelas da época,[110] Bogart teve seu relacionamento com Jack deteriorado.[110] Em 1943, Olívia de Haviland (a quem Warner estava fazendo empréstimos para diversas empresas) processou Warner por quebra de contrato.[111] A Warner cortou sua produção de filmes pela metade durante a guerra, e eliminou sua unidade de filmes bs em 1941. Bryan Foy foi rapidamente abocanhado pela 20th Century Fox.[112]
De Haviland se recusou em aceitar o papel de uma famosa abolicionista, Elizabeth Blackwell, em um filme da Columbia Pictures.[111] e Jack Warner respondeu enviando cerca de 150 telegramas para diferentes produtoras de cinema pedindo para que não a contratassem para nenhum de seus filmes.[111] Por final, de Haviland descobriu que os contratos nos EUA valiam por apenas sete anos, sendo que ela estava contratada do estúdio desde 1935.[113] A corte votou a favor de Haviland [111] e ela deixou o estúdio.[111] Com a vitória dela, muito dos atores de longo período das produtores estavam livres de seus contratos,[111] e Harry Warner decidiu terminar com a política de suspensão do estúdio.[114]
No mesmo ano, Jack Warner assinou coma recém lançada atriz da MGM Joan Crawford.[115] O primeiro papel de Crawford no estúdio foi Hollywood Canteen (1944).[116] Seu primeiro papel principal, no filme Mildred Pierce (1945)[116] lhe rendeu um Oscar de melhor atriz.[117]
[editar] Período pós-guerra e mudanças de diretrizes
Os números recordes dos tempos de guerra deixaram os irmãos Warner mais ricos do que já eram. A imagem da Warner dos anos 30 foi sendo mudada para algo mais atrativo e moderno, graças atores como Davis, de Havilland, e Crawford. Os anos de 1940s também viram a ascensão de Bogart. Nos anos seguintes a guerra, a Warner Bros. continuou a criar novas estrelas, como Lauren Bacall e Doris Day. O estúdio prosperou bastante apos a guerra.[118] Por volta de 1946, a folha de pagamento da empresa atingiu $600,000 por semana [119] e um lucro liquido de $19.4 milhões.Um problema para a Warner Bros, entrementes, era a recusa de Jack Warner em aderir ao piso salarial dos atores.[120] Em setembro de 1946, os empregados entraram em greve por trinta dias.[120] Em retaliação, a Warner durante depoimento ao congresso americano devido a acusação d fazer propaganda Russa com o filme de 1942 Mission to Moscow, acusou um grupo de empregados por ligação com o comunismo.[121] By the end of 1947, the studio reached a record net profit of $22 million.[122] This dropped 50% the following year.[122]
Em 5 de janeiro de 1948, a Warner produziu o primeiro newsreel (uma espécie de documentário ou noticia de um telejornal), em cores, cobrindo o Tournament of Roses Parade e o Rose Bowl Game. Em 1948, Bette Davis, que continuava sendo a principal atriz do estúdio, irritada com Jack Warner, se tornou um problema para Harry quando ela e um grupo de funcionários deixaram o estúdio apos as filmagens de Beyond the Forest.[123]
A Warner se tornou réu em um processo de antitrust nos anos de 1940, o famoso Estados Unidos contra Paramount Pictures. Essa ação, movida pelo departamento de justiça dos EUA, acusou os quatro maiores estúdios de combinar preços e dificultar a concorrência. A suprema corte ouviu o caso em 1948, e decidiu contra as empresas. Como resultado, a Warner e outros quatro estúdios tiveram que separar produção de distribuição. Em 1949, o lucro do estúdio foi de apenas $10 milhões.[122]
A Warner Bros. Criou duas unidades semi-independentes para fazer filmes. Uma dessas produtoras, a United States Pictures era do genro de Harry, Milton Sperling.
No começo da década de 1950, a ameaça da televisão começou a crescer rapidamente, e em 1953, Jack Warner decidiu contra atacar.[124] No rastro do filme em 3D da United Artists, "Bwana Devil, Jack decidiu expandir os filmes em 3D com a produção House of Wax(1953).[125] Todavia, apesar do sucesso do filme, o 3D logo perdeu seu apelo entre os telespectadores.[126]
Em 1952 a Warner Bros. realizou pela primeira vez um filme em "Warnercolor", nome batizado do estúdio para o Eastman color.O filme era intitulado de 'Carson City. O 3D quase acabou com a divisão de desenhos da empresa, pois apos completar o cartoon do Bugs Bunny intitulado Lumber Jack-Rabbit nessa tecnologia, Jack Warner ordenou que a divisão de desenhos do estúdio fosse fechada, pois pensava que a partir de então os desenhos fossem produzidos somente com tecnologia 3D. Meses depois, Warner voltou atrás e reabriu o estúdio. Felizmente, a Warner Bros. tinha um acervo grande de desenhos inéditos, o que não prejudicou esse departamento da empresa.
Apos a queda de popularidade do 3D, Harry Warner decidiu usar o CinemaScope nos futuros filmes da Warner Bros.[127] Um dos primeiros filmes do estúdio com a tecnologia foi The High and the Mighty (filme que agora pertence a empresa de John Wayne, Batjac), resultando em satisfatório rendimento nas bilheterias.[128] Por volta de 1956, todavia, o estúdio estava perdendo dinheiro.[129] Pelo final de 1935, o lucro liquido do estúdio era de $2.9 milhões[130] e variou entre $2 e $4 milhões pelos dois anos seguidos.[131] Em fevereiro de 1956, Jack Warner vendeu os direitos de todos os filmes anteriores a 1950 para a Associated Artists Productions (que acabou por se fundir com a United Artists Television em 1958).[132][133]
Em maio de 1956, os irmãos anunciaram que estavam colocando a Warner Bros. a venda.[134] Jack, entrementes, secretamente organizou um grupo – encabeçado pelo banqueiro de Boston Serge Semenenko[129]– para comprar 800,000 participações, que equivalia a 90% das ações da empresas.[129] Apos seus três irmãos terem vendido suas partes, Jack — por debaixo dos panos— se juntou ao grupo de Semenenko[135] e comprou de voltas sua parte, no total de 200,000 ações.[135] Logo apos a finalização da transação em julho,[136] Jack — agora como maior acionista da empresa — se nomeou presidente.[137] Quando Harry e Albert tomaram conhecimento da estratagema do irmão, já era tarde demais.[136] Pouco tempo depois dos acertos finais, Jack Warner anunciou que a companhia e suas subsidiarias seriam dirigidas para a obtenção de bons roteiros, talentos, e a melhor produção de cinema possível. "[138]
[editar] Warner Bros. Television
Já em 1949, com o sucesso e a ameaça da televisão para com o cinema, Harry Warner decidiu mudar seu foco para a produção de televisão.[124] Todavia, a comissão americana de transmissão não o permitiu.[124] Apos uma tentativa inútil de fazer os outros estúdios se focaram na televisão, Harry deixou de lado as produções televisivas.[124]O outro irmão Warner, Jack, começou com problemas com Milton Berle, contratado pelo estúdio para fazer o fracassado Always Leave Them Laughing, durante o auge de sua popularidade televisiva. Warner sentiu que Berle não era forte o suficiente para carregar um filme sozinho, sem contar que as pessoas não iriam pagar para ver um cara que assistiam na TV de graça. Todavia, Jack Warner foi pressionado para usar Berle, tendo trocado Danny Kaye por ele [139]. O comportamento inaceitavel de Berle durante o set e o enorme fracasso do filme provaram que ele estava certo, sem contar que este acabou por proibir que fossem feitas filmagens nos bastidores das produções.[140]
Em 1954, o estúdio finalmente conseguiu decolar com sua divisão de TV com a criação da Warner Bros. Television, dirigida por William T. Orr, um genro de Jack Warner. A Warner Bros. Television produzia um programa semanal para a ABC, Warner Bros. Presents; a qual eram apresentados os sucessos do estúdio, como Kings Row, Casablanca e Cheyenne, sendo seguido por propaganda dos filmes novas da produtora.[141] Todavia não foi um sucesso.[142] O segundo esforço do estúdio, a produção de uma série semanal de Cheyenne, acabou sendo.[143] . Em seguida foram produziram algumas séries, do gênero Western, como Maverick, Bronco, e Colt .45.[143] os sucessos dessas séries ajudou a compensar as perdas cinematográficas.[143] Como resultado, Jack Warner decidiu investir mais nas produções de TV.[144] A Warner começou então a produzir diversas séries de sucesso, como 77 Sunset Strip (1958–64)seguido por Hawaiian Eye (1959–1963), Bourbon Street Beat (1960) e Surfside Six (1960–1962).
Com o passar do tempo, o estúdio começou a relembrar seus problemas com James Cagney e Bette Davis, devidos as disputas judiciais sobre os contratos com atores de TV da época, como Clint Walker e James Garner,[145] disputas essas que foram vencidas pelos atores. Jack Warner estava irritado pela ingratidão dos atores, evidentemente mais independentes que os atores de cinema, o que deixou Jack com certo ressentimento com a TV.[146] Muitas das estrelas de TV da Warner aparecerem em filmes do estúdio na época. Em 1963, como resultado de uma decisão da justiça, a Warner teve que acabar com seus contratos com os atores de TV, empregando eles apenas para produções especificas.
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